Recuperação Saudável

Apresentação

O ATP (trifosfato de adenosina) é uma das principais fontes de energia intracelular e, por isso, ele participa de diversos processos metabólicos. Além disso, estudos atuais comprovam que, na forma de suplemento, ele também acelera o processo de recuperação pós-cirúrgica e de redução de dor muscular, além de potencializar os resultados da atividade física através da hipertrofia e do aumento da força dos músculos.

Desenvolvido com exclusividade por um dos maiores estudiosos em ATP e metabolismo, pesquisador da Universidades de Harvard e Boston, Profº. Dr.Eliezer Rappaport, o Peak ATP® (5’ trifosfato de adenosina dissódico) é uma molécula exclusiva detentora de diversas patentes, e já se tornou objeto de diversas publicações que comprovam sua eficácia no aumento da força e da massa muscular, na redução da fadiga e da dor. Estas comprovações mostram a importância do Peak ATP® entre pacientes em período pós-cirúrgico com orientação para terapia de fortalecimento músculo-articular (como na artroplastia, por exemplo), na redução do uso de analgésicos, no tratamento de dores musculares como a lombalgia (dor nas costas, região lombar) e para praticantes de atividade física ou atletas.

A eficácia do Peak ATP® está relacionada à sua capacidade de promover Aumento da contração e da massa muscular: tanto em terapias clínicas para recuperação muscular (como na fisioterapia, por exemplo). No exercício físico, o sistema simpático é ativado e libera acetilcolina que, associada ao ATP produzido pelas hemácias (potencializado pelo Peak ATP®), ativa receptores musculares purinérgicos do tipo P2Y, os quais são gatilhos para a iniciação dos processos de contração e anabolismo musculares.

Peak ATP® NA RECUPERAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA

Um estudo de Gong e Zhang (2014) mostrou que a suplementação com 360 mg diárias de Peak ATP® para 113 pacientes submetidos à artroplastia de joelho reduziu significativamente a dor (Gráfico 1) e potencializou o fortalecimento muscular de quadril (Gráfico 2) em apenas 30 dias. Já no que diz respeito à redução da dor, outro estudo publicado no Journal of Rheumatology comprovou que 80 pacientes com lombalgia conseguiram diminuir significativamente o uso de analgésicos após a suplementação com 90 mg diárias de Peak ATP® durante 30 dias2.

im-atp-grafico-1
Peak ATP® NA RECUPERAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA Gráfico 1. Redução de dor em pacientes com osteoartrite que receberam 360 mg de Peak ATP® por dia durante 28 dias apóbcirurgia de artroplastia total de joelho.
im-atp-grafico-2
Gráfico 2. Aumento de força no quadríceps de pacientes com osteoartrite que receberam 360 mg de Peak ATP® por dia duranteb28 dias após cirurgia de artroplastia total do joelho (fonte: Gong e Zhang, 2014).

Peak ATP® NA REDUÇÃO DA SARCOPENIA

Está comprovada a eficácia do Peak ATP® na potencialização do ganho de força e de massa muscular entre praticantes de atividade física3, 4. Por isso, ele é recomendado, inclusive, para idosos, no tratamento e na prevenção da sarcopenia.

Peak ATP® é seguro?

A segurança de uso do Peak ATP® foi observada em todos estes estudos e confirmada por Wilson et al. (2013). Sem efeitos adversos, ele já é consumido inclusive nos Estados Unidos e na Europa, com ótima aceitação.

Indicações

  • Tratamento de dores musculares, como lombalgia;
  • Pacientes em recuperação pós cirurgia músculoarticular;
  • Idosos praticantes de atividade física.

Aplicações

Cápsulas, sachês, comprimidos, suplementos esportivos, bebidas, barras, pós etc.

Doses Sugeridas

  • 90 mg ao dia (para efeito analgésico);
  • 360 mg ao dia (para recuperação pósmúsculo-articular);
  • 400 mg por dia, 30 a 60 min. antes dos treinos (para praticantes de atividade física).